Aviões são vistos em pista durante uma tempestade de neve no aeroporto internacional de Dulles, em Washington, nesta segunda.
Uma perigosa tempestade de inverno atingiu a Costa Leste dos
Estados Unidos nesta segunda-feira (3) com uma chuva gelada, neve e frio quase recorde, o que levou ao cancelamento de quase 2.700 voos, paralisou Washington e provocou o fechamento de escolas e órgãos de governos municipais e estaduais.
A última de uma série de condições meteorológicas a castigar o leste do país, já desgastado pelo duro inverno, a tempestade despejou cerca de 10 centímetros de neve na capital dos EUA no começo da tarde, quando varreu uma ampla área do Vale do Mississippi à costa atlântica, disse o Serviço Nacional Meteorológico.
Pelo menos quatro mortes atribuídas à tempestade no fim de semana foram registradas nos Estados do Texas, Oklahoma e Tennessee.Brian Hurley, um meteorologista do serviço nacional, disse que as temperaturas ficariam cerca de 15 ºC abaixo do normal enquanto uma frente fria se encaminhava das Grandes Planícies para a costa do Atlântico. "É muito, muito frio", disse ele.
Embora a neve não tenha caído em cidades do norte, incluindo
Nova York e Boston, na madrugada desta segunda-feira a temperatura de Nova York já havia chegado a 5 ºC negativos, disse Hurley.
A estátua do Memorial dos Soldados na Guerra é
vista durante a tempestade em Arlington, na região de
Washington.
Alertas para o risco de congelamento foram emitidos para uma vasta área que vai da fronteira do Canadá ao Texas. A principal operadora de energia elétrica na maior parte do Texas divulgou um aviso sobre a necessidade de economia, já que se espera uma elevada demanda.
O forte granizo deixou cerca de 30 mil casas e empresas sem energia em Memphis, Tennessee, informou a companhia provedora local. A tempestade cobriu Washington de neve e levou o governo federal a fechar repartições na área. O Congresso adiou votações.
Steve Zubrick, meteorologista com foco na área de Washington, disse que as mínimas estimadas durante a noite eram -13 ºC, ou seja, próximas do recorde para março, registrado em 1873, de -16 ºC -, a última vez em que as temperaturas da capital ficaram abaixo de -12 ºC no mês de março.
Os governadores dos Estados de New Jersey, Delaware, Mississippi e Tennessee declararam estado de emergência e escolas e governos municipais de toda a área encerraram as atividades. Os Estados de Maryland e Virgínia Ocidental fecharam repartições, já que a tempestade lançou uma camada de 30 centímetros de neve nos Montes Apalaches.
Inverno mais frio dos últimos 20 anos prejudica 120 milhões nos EUA
Os prejuízos já pesam sobre a economia americana. As companhias aéreas estimam perdas equivalentes a R$ 600 milhões.
Nos
Estados Unidos, 120 milhões de pessoas estão sofrendo os efeitos do inverno mais frio dos últimos 20 anos.
É a sétima tempestade de neve a atingir o nordeste dos Estados Unidos desde dezembro. E os prejuízos já pesam sobre a economia americana. As companhias aéreas estimam perdas equivalentes a R$ 600 milhões. Três mil voos foram cancelados, nesta quarta-feira (5).
Um avião ficou preso na neve quando taxiava no Aeroportode Kansas. Em
Chicago, uma das cidades mais atingidas, a venda de carros despencou. Mais de 900 mil americanos estão sem luz.
Em
Nova York se tornaram comuns os apelos do prefeito para que as pessoas deixem os carros em casa e usem o metrô ou caminhem para o trabalho.
Mas andar pelas ruas requer muito cuidado para não escorregar e, literalmente, é preciso meter o pé na água.
Os acidentes de carro se multiplicam pelas rodovias do país. É tanta neve, que um morador de uma cidade de Minneapolis construiu uma pista de trenó entre as casas da vizinhança.